domingo, 9 de agosto de 2009

ESCOLA ESPAÇO DE DIFERENÇAS




É no ambiente escolar que crianças e jovens podem se dar conta de que somos todos diferentes e que é a diferença, e não o temor ou a indiferença, que deve atiçar a nossa curiosidade. E mais: é na escola que crianças e jovens podem ser, juntamente com os professores e as professoras, promotores e promotoras da transformação do Brasil em um país respeitoso, orgulhoso e disseminador da sua diversidade.
A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de conviver e de dialogar com a diversidade cultural e histórica do Brasil, além de promover a maior identificação dos(as) estudantes com os conteúdos e práticas mediados na escola. São fatores que influenciam diretamente no interesse pelo aprender e na auto-estima dos estudantes. Portanto, à escola cabe o papel de reconhecer que tanto as pessoas que a compõem como as que integram a sociedade brasileira apresentam aspectos que as diferenciam: têm especificidades de gênero, de raça/etnia, de religião, de orientação sexual, de valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais. Essas diferenças tão presentes na construção identitária das pessoas e de suas realidades são, muitas vezes, motores de relações desiguais.

Leia o artigo CURRÍCULO, DIFERENÇA CULTURAL E DIÁLOGO de Antonio Flavio Barbosa Moreira http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000300003&script=sci_arttext&tlng=pt

Problematização:
- Como são representados os negros e os indígenas na sua escola (durante as aulas, nos materiais didáticos, nas datas comemorativas). Qual é o espaço dedicado a essa abordagem?

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